Desapego


Êxtase de Santa Teresa, de Bernini.

Estou lendo o Livro da Vida, de Santa Teresa de Jesus. Para quem ainda não foi apresentado, Teresa de Cepeda y Ahumada é uma das maiores personalidades da História, que com certeza vale a pena conhecer mais e melhor: além de Doutora da Igreja e Reformadora do Carmelo, é um dos maiores mestres da língua castelhana. Nasceu em 1515 e foi para o céu em 1582.

Hoje -- como disse, estou lendo o Livro da Vida, que é uma de suas obras mais conhecidas -- chamou-me a atenção um pequeno trecho que, ainda que bem curto e singelo, quis compartilhar com os senhores leitores:

"Com que amizade se tratariam os homens se não ligassem para a honra e o dinheiro! Tenho para mim que todos os males ficariam remediados." (XX, 27)

Santa Teresa, rogai por nós!


Kommentarer

Kommentera inlägget här:

Namn:
Kom ihåg mig?

E-postadress: (publiceras ej)

URL/Bloggadress:

Kommentar:

Trackback
RSS 2.0