Flaviao

 

Voltando à Austral: Filosofia do Direito é matéria de terceiro ano e Ciência Política, de primeiro. O primeiro ano tem duas comissoes. A partir do segundo ano, é uma turma só por ano. As turmas vao se afilando, e se entrosando mais também. O pessoal do primeiro ano é gente boa, tem um par de meninas e de garotos especialmente gente fina, mas eu me sinto bem melhor no terceiro ano. Talvez seja um questao de idade apenas, mas acho que o ambiente é mais agradável porque os alunos já estao mais amigos uns dos outros. Chamam-me "Flaviao" aí, hehe. (Nesse caso o til nao faz falta, porque nao usam mesmo, hehe.)

 

Um hábito interessante na faculdade é o de haver vários professores para cada matéria. Em Filosofia, sao quatro professores. Em Políticas, três. Os quatro de Filosofia do Direito sao Pilar Zambrano, Juan Cianciardo, Juan Bautista Etcheverry e Enrique del Carril. De Políticas, Fernando Alvarez Alvarez, Guillermo Bustunduy e Teresita Segret. Gostei desse jeito porque cada professor enfoca uma parte da matéria, provavelemnte a com que tem mais afinidade. Em Políticas, por exemplo, Alvarez e Bustunduy se revesam em diferentes períodos da História do Pensamento Político e Segret cuida da Teoria Política.

 

Em Filosofia do Direito, estamos estudando com profundidade o pensamento positivista e sua crítica. O pensamento jusnaturalista clássico é apresentado em Introducao ao Direito. Juan Cianciardo é o professor titular de Filosofia do Direito e decano da Faculdade. No primeiro dia de aula, sabendo que eu era do Rio, disse que os melhores alunos que teve nessa matéria eram intercambistas da UERJ, e complementou: "Así que hay que manter la bandera alta". Vitor e Rafael,  vejam só o que vocês me arrumam!... Outra dessas que eu passei aqui foi com o pessoal do primeiro e segundo ano. Eles fazem um seminário obrigatório sobre "responsabilidad ciudadana", de tarde, com o Prof. Fernando Toller, de Constitucional. O fato é que, nao sei bem o porquê, saiu no seminário o tema do vestibular no Brasil, e comentou o professor como é concorrida uma vaga para estudar Direito na UERJ. No dia seguinte, vieram vários de primeiro ano me perguntar sobre o temido vestibular, como que eu fiz para passar, etc. Depois desses episódios, fiquem vocês a imaginar minha situacao aqui: se eu vou mal nas provas, nao aprovo uma matéria… Nao seria nada agradável, e nao é tao difícil que aconteça. Isso o tempo dirá como vai ser.

 


Kommentarer

Kommentera inlägget här:

Namn:
Kom ihåg mig?

E-postadress: (publiceras ej)

URL/Bloggadress:

Kommentar:

Trackback
RSS 2.0